Atendendo convite da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) da Assembleia Legislativa, a secretária de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, Socorro Batista, tentou esclarecer, nesta quarta-feira (25), questões relativas aos investimentos em educação realizados pelo Governo do Estado entre os anos de 2019 e 2023.
Autor da proposta de convite para a secretária, o deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) foi o primeiro a apresentar seus questionamentos. O parlamentar apontou que o Governo do Estado não teria cumprido com o mínimo a ser investido em Educação nos anos de 2019 e 2021, e também perguntou sobre a falta de uso da totalidade dos recursos do Fundeb em alguns períodos.
O deputado Nelter ainda questionou sobre: a falta de realização de concursos públicos, em detrimento do fortalecimento da contratação de servidores terceirizados; a falta de investimentos na abertura de novas escolas e na matrícula de novos alunos; a falta de alimentação de informações do sistema de transparência; e o motivo da educação estadual ter baixos índices de eficiência.
Também participaram da reunião os deputados Francisco, Divaneide Basílio e Isolda Dantas, ambos do PT; o deputado Luís Eduardo (Solidariedade), o deputado Tomba Farias (PSDB) e o deputado Coronel Azevedo (PL), que preside a CFF.