O destaque no pronunciamento do deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB), durante a sessão plenária desta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, foi seu pleito requerendo polos de irrigação sustentável para as regiões Seridó e Vale do Açu. O deputado sugeriu que a governadora Fátima Bezerra (PT) intermedie esta solicitação junto ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
“Os polos apoiam e desenvolvem a produção agrícola sustentável nas regiões em que o uso da irrigação tem grande representatividade. Esta iniciativa, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, é uma estratégia usada para alavancagem da agricultura irrigada a partir de um trabalho conjunto entre as organizações dos produtores rurais irrigantes e as diversas esferas de governo”, defendeu o deputado.
Nelter afirmou que a demanda em questão já teve sua implantação iniciada no RN pela região Oeste, através de portaria assinada pelo secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira. “Através desta portaria, o Polo de Irrigação Sustentável do Oeste Potiguar beneficiará, direta e indiretamente, cerca de 480 mil pessoas dos municípios de Areia Branca, Baraúna, Governador Dix Sept Rosado, Mossoró, Upanema, Apodi, Serra do Mel, Felipe Guerra, Grossos, Tibau e Caraúbas”, explicou.
Com o advento dos polos de irrigação sustentável, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional contribuirá com a melhoria da assistência técnica para áreas de irrigação. “Contribuirá para o aumento do potencial de águas superficiais nas bacias dos rios Piranhas-Açu, com a capacitação em gestão de recursos hídricos, a perfuração de poços com energia solar e com a melhoria de infraestrutura de estradas do setor produtivo, dentre outras importantes ações”, finalizou.