NELTER QUEIROZ REGISTRA OS 143 ANOS DE NASCIMENTO DO CURRAIS-NOVENSE TOMAZ SALUSTINO

Durante pronunciamento realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (19), o deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) fez o registro dos 143 anos de nascimento do currais-novense Tomaz Salustino, celebrado no último dia 06 de setembro.

Em seu pronunciamento, o deputado destacou vida e obra de Tomaz Salustino, onde pontuou seus principais feitos e seu legado que até hoje se faz presente na vida de toda comunidade currais-novenses bem como na região Seridó.

“Homem de visão e de amor por sua terra, realizou várias obras. Logo que descobriu a riqueza existente na Mina Brejuí, na década de 1940, há 80 anos, teve propostas milionárias de americanos e chineses para a compra da mesma, mas decidiu, através de seu próprio esforço e de sua família, erguer a mineração”, pontuou Nelter.

Ainda de acordo com o parlamentar, a decisão tomada por Tomaz Salustino, em não vender a Mina Brejuí, foi primordial para o desenvolvimento da economia de Currais Novos e de nossa região Seridó.

“Tomaz Salustino Gomes de Melo faleceu em 1963, aos 83 anos, na policlínica do Alecrim. Sepultado em Currais Novos, estimativas da época apontaram que, algo em torno de 30 mil pessoas participaram de seu funeral. A presença desta multidão foi um atestado do reconhecimento público por sua obra”, concluiu o deputado estadual.