A retomada das cirurgias eletivas, suspensas em alguns hospitais do Rio Grande do Norte pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), foi o tema do pronunciamento do deputado Nelter Queiroz (PSDB). O parlamentar fez novo apelo ao governo estadual para que as unidades voltem a realizar os procedimentos.
“A população aguarda para fazer cirurgias eletivas, é o caso de Assú e de outros municípios que muito necessitam. Os quatro anos do atual governo é o retrato do caos na saúde pública”, disse Nelter.
O deputado citou os hospitais Walfredo Gurgel, em Natal e Deoclécio Marques, em Parnamirim, que reduziram os procedimentos. “Só fazem em caso de vida ou morte. As eletivas de ortopedia, por exemplo, estão suspensas, prejudicando pessoas que precisam se recuperar”, afirmou.
Nelter Queiroz também pontuou que a demanda por cirurgias eletivas tem aumentado bastante e mesmo assim, continuam suspensas. Ao final do seu pronunciamento, o deputado lamentou o fraco desempenho do Estado no Ideb e elogiou a gestão municipal de Alto do Rodrigues, cujo a nota do Ideb foi para 5.6.